domingo, 27 de janeiro de 2013

Desenvolvimento Psicomotor Normal até aos 12 Meses, e seus sinais de ALARME

Caros colegas e afins
Hoje queria falar um pouco sobre o desenvolvimento psicomotor normal das crianças, e mostrar alguns sinais de alarme que deveremos ter em atenção na nossa prática clínica.
O desenvolvimento é um processo contínuo desde a concepção até à maturidade. É importante termos uma noção que existe uma multiplicidade de fatores que podem interferir no desenvolvimento da criança, e como tal deveremos ter conhecimento das suas diferentes áreas: motricidade global (movimentos amplos dos membros), a motricidade fina (coordenação óculo-manual), os sentidos (visão, audição, olfacto, paladar e tacto), a linguagem (compreensão e expressão), a cognição não verbal (realização de construções, encaixes, etc.), o raciocínio pratico (noções abstratas), o comportamento, as emoções, as competências socias e autonomia.

Desenvolvimento Psicomotor Normal até aos 12 meses, e seus sinais de alarme

Recém-Nascido 
  • Postura global em flexão
  • Em decúbito ventral, a cabeça cai e os membros estão geralmente em flexão
  • Apresenta o reflexo de preensão palmar e reflexo plantar, onde se mantêm até aos 4-5 meses.
  • Reacção de marcha automática, presente até ao 2º mês.
  • Reacção   de moro, presente até ao 4-5 mês.
  • Visão com reduzida nitidez, tendo interesse o fixar de objectos a cerca de 30 centímetros de distância.
  • Estabelecem interacção com os pais através do contacto acular.
  • Forte relacionamento emocional entre a criança e pais.


ALARME
  • RN demasiado rígido, irritável, com espasticidade global ou localizada com reflexos osteotendinosos aumentados.
  • Presença de assimetrias.
  • Hipotónico, não recupera a sua posição em semi-flexão dos membros, e não tem bons reflexos primitivos. 
  •  Dificuldade na regulação do sono

4-6 semanas
Motricidade global
  • Em decúbito ventral, levanta a cabeça de forma intermitente, no entanto se traccionado pelas mãos ainda não tem controlo cefálico.
  • Em decúbito dorsal apresenta reflexo tónico assimétrico do pescoço.
  • Mantém reflexos primitivos (marcha automática, preensão palmar, etc.).
  • Sentado, mantém o dorso em arco.
  •  Em suspensão ventral mantém cabeça erecta e membros semi-flectidos.
Motricidade Fina/Visão
  • Mãos ainda estão muito fechadas.
  • Visão imperfeita, vendo apenas contrastes fortes e formas redondas (bola vermelha, olho de boi, face da mãe) que segue na horizontal, se colocado a 20 cm da face e num ângulo de 90º.
  • Pode apresentar estrabismo, porque o controlo dos músculos oculares é ainda pouco eficaz.
Linguagem/Audição
  • Reage ao som da roca ou voz a 15 cm do ouvido, podendo parar ou olhar para a fonte do som. Pode ainda não ter capacidade motora para virar a cabeça para a fonte sonora.
Autonomia/socialização/comportamento
  • Fixa a face da mãe quando esta o alimenta.
  • Sorriso social às seis semanas.
  • Chora com desconforto e emite sons guturais em situações de prazer.
  • Já regula bem os estádios de sono/vigília e chora mas é consolável.
ALARME
·         Ausência de tentativa de controlo cefálico.
·         Hiper ou hipotonia.
·         Não segue a face humana ou o olho de boi ou apresenta movimentos erráticos dos olhos.
·         Não vira os olhos para o som (mesmo da voz humana), parecendo não reagir ao mesmo.
·      Dificuldade em se manter alerta com transições abruptas entre o sono e a irritabilidade, revelando má regulação dos estádios.

3 Meses
Motricidade global 
  • Em decúbito ventral eleva a cabeça e o tronco, com apoio nos antebraços. 
  •  Em decúbito dorsal estica as pernas e dá pontapés de forma ritmada e simétrica. 
  • Quando apoia os pés flecte as pernas não fazendo força para ficar de pé.
  • Quando traccionado pelas mãos, mantém a cabeça erecta e rectifica a metade superior do dorso
Motricidade Fina/Visão
  • Abre e fecha as mãos, brincando com elas e levando-as à linha média (à boca). 
  •  Tenta agitar objectos com a mão.
  • Olha com interesse para faces.
  • Reconhece faces e objectos familiares a pouca distância.
  • A visão continua imperfeita mas segue na horizontal e na vertical o movimento da bola vermelha.
  • Ainda pode ter estrabismo, sobretudo quando se aproxima o objecto, com pestanejo de defesa, uma vez que a convergência não está bem consolidada.
 
Linguagem/Audição
  • Reage ao som, localizando a fonte sonora e virando a cabeça.
  • Sorri reconhecendo a voz da mãe.
  • Emite monossílabos mais variados. 
  •  Começa a imitar alguns sons.
  • Gosta do diálogo em interacção com pequenos sons de resposta.
 
Autonomia/socialização/comportamento 
  • Sorriso social.
  • Gosta de brincar com outras pessoas e pode chorar quando a brincadeira acaba.
  • Mais expressivo, comunica mais com a face e o corpo. 
  • Faz movimentos de antecipação quando o vão pegar.
  •  Imita alguns movimentos e expressões faciais.

ALARME
·         Não fixa nem segue objectos, nem mesmo a face humana.
·         Não vira os olhos para o som (sobretudo com a voz humana).
·         Não sorri.
·         Não tem controlo cefálico.
·         Mãos sempre fechadas, não as abrindo mesmo se estimulado o dorso da mão.
·         Membros rígidos em repouso, espástico.
·         Sobressalto ao menor ruído.
·         Chora e grita quando se toca.
·         Pobreza de movimentos.

6 Meses
Motricidade global
  • Em decúbito ventral, faz apoio nas mãos. 
  •  Em decúbito dorsal eleva a cabeça e os membros inferiores; descobre os pés podendo agarrá-los e levar à boca já que nesta fase há uma hipotonia transitória com grande flexibilidade de movimentos.
  • Rola e vira-se, pode já conseguir deslocar-se tipo ponteiros do relógio quando em decúbito ventral.
  • Quando traccionado pelas mãos, faz força para sentar. Pode ficar sentado sem apoio, mas ainda não tem reacções de protecção lateral, pelo que pode cair.
  • De pé faz apoio.
Motricidade Fina/Visão
  • Faz preensão palmar, alcançando o objecto voluntariamente, transfere de uma mão para a outra e pode já segurar dois brinquedos.
  •  Leva objectos à boca como forma de exploração (oral).
  • Não tem noção de permanência do objecto pelo que esquece o que sai do seu campo visual, não procurando o brinquedo que cai.
  • A visão é agora nítida e a convergência melhor, sendo o estrabismo raro ou inconstante e apenas em situações extremas do olhar.
  • Completa o desenvolvimento da visão cromática.
  • Amadurece visão à distância e capacidade de seguir objectos.

Linguagem/Audição
  • Reage com localização da fonte sonora a 45 cm do ouvido.
  • Vocaliza com mono e dissílabos variados, gostando de conversar e de interagir.
  • Responde ao som fazendo sons.
  • Reage ao seu nome e começa a perceber o «não».
Autonomia/socialização/comportamento
  • Muito activo, atento e curioso, gostando do jogo social e manifestando alegria com frequência.
  • Interesse por imagens no espelho.
  • Reage às expressões faciais dos outros.
  • Dá os braços para o agarrarem ao colo.
  • Inicia o treino da colher (papa e sopa).
ALARME
·         Ausência de controlo cefálico.
·       Membros inferiores rígidos, com passagem directa à posição de pé quando se tenta sentar, revelando espasticidade.
·    Não olha nem pega em objectos, o que pode ser por défice sensorial, por falta de interesse na exploração ou por incapacidade motora para o fazer.
·         Assimetrias (usar só uma mão, por exemplo).
·         Não reage aos sons por surdez ou desinteresse.
·         Não vocaliza, silencioso ou muito monocórdico.
·         Desinteresse do ambiente, não estabelece contacto, apático.
·         Irritabilidade, estremece sempre que é tocado.
·         Estrabismo manifesto e constante.
·         Persistência de reflexos primitivos.

9 Meses
Motricidade global
  •  Fica sentado, sem apoios, por 10-15 min, uma vez que tem reacções de protecção lateral e melhor equilíbrio.
  • Põe-se de pé com apoio mas não se baixa.
  • Desloca-se rastejando ou tentando gatinhar.
Motricidade Fina/Visão
  • Preensão e manipulação.
  • Leva tudo à boca para exploração oral.
  • Aponta com indicador, gosta de premir botões e explorar buracos.
  • Faz pinça fina (apanha migalhas ou um fio da mesa).
  • Atira objectos deliberadamente para o chão para ter noção do limite do seu corpo e da profundidade do espaço.
  • Procura objecto que caiu, pois já tem noção de permanência do objecto.
Linguagem/Audição
  • Reage de forma rápida a sons perto e longe.
  • Localiza sons acima e abaixo do nível do ouvido.
  • Palra com polissílabos e imita mais sons do adulto, sendo estes polissílabos um sinal importante de bom prognóstico da evolução da fala.
Autonomia/socialização/comportamento
  • Leva a comida à boca e apanha migalhas.
  • Mastiga e, caso ainda não o faça por falta de estimulação, é fundamental reforçar a importância de incentivar a mastigação e iniciar a manipulação da colher e do copo.
  • Distingue os familiares dos estranhos.
ALARME
·         Não se senta.
        Permanece imóvel e não tenta mudar de posição.
        Assimetrias, posturais ou de movimentos.
        Estrabismo, mesmo que inconstante.
        Sem preensão palmar e não explora objectos oralmente.
        Não reage aos sons.
        Vocaliza monotonamente ou deixa de vocalizar
        Apático e sem reacção aos familiares.
        Engasga-se com facilidade.

12 Meses
Motricidade global
      Passa de decúbito dorsal a sentado.
        Tem bom equilíbrio sentado.
        Gatinha ou desloca-se rastejando ou mudando de posição.
        Põe-se de pé e baixa-se com ajuda das mãos, anda com apoio .
Motricidade Fina/Visão
         Explora os brinquedos de várias formas.
        Procura o objecto escondido.
        Tem interesse visual para perto e para longo.
        Usa objectos de forma funcional.
Linguagem/Audição
         Reage rápido a sons suaves.
        Volta-se quando o chamam pelo nome.
        Compreende ordens simples e expressa o «não» com a cabeça.
        Palra muito com sons parecidos com os do adulto variando o tom e de forma expressiva. Tenta imitar palavras.
        Pode dizer 1 a 4 palavras ou sons, que aplica com intenção.
        Identifica, olhando, imagens quando nomeadas pelo adulto.
Autonomia/socialização/comportamento
         Bebe pelo copo com ajuda.
        Segura a colher, mas não a usa sozinho. Come com a mão.
        Ajuda a vestir levantando os braços.
        Diz adeus, bate palmas e imita gestos do adulto.
        Sorri ao espelho.
        Muito dependente do adulto e chora na separação.
         Tímido ou ansioso com estranhos.
        Demonstra afecto, gosta da interacção, do jogo social e da imitação do adulto.
ALARME
         Não aguenta o peso nas pernas, por hipotonia; não se senta.
        Permanece imóvel e não tenta mudar de posição.
        Assimetrias; estrabismo.
        Não pega nos brinquedos ou fá-lo só com uma mão.
        Não faz pinça fina.
        Não responde à voz, não emite polissílabos, fica muito silencioso.
        Não brinca, nem estabelece contacto, não reage ao nome, não segue o apontar dos pais.
         Não mastiga.


Bom Fim de Semana a todos.
Boas Práticas!





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