Hoje queria falar um pouco sobre
o desenvolvimento psicomotor normal das crianças, e mostrar alguns sinais de
alarme que deveremos ter em atenção na nossa prática clínica.
O desenvolvimento é um processo
contínuo desde a concepção até à maturidade. É importante termos uma noção que
existe uma multiplicidade de fatores que podem interferir no desenvolvimento da
criança, e como tal deveremos ter conhecimento das suas diferentes áreas:
motricidade global (movimentos amplos dos membros), a motricidade fina
(coordenação óculo-manual), os sentidos (visão, audição, olfacto, paladar e
tacto), a linguagem (compreensão e expressão), a cognição não verbal
(realização de construções, encaixes, etc.), o raciocínio pratico (noções
abstratas), o comportamento, as emoções, as competências socias e autonomia.
Desenvolvimento Psicomotor Normal até
aos 12 meses, e seus sinais de alarme
Recém-Nascido
- Postura global em flexão
- Em decúbito ventral, a cabeça cai e os membros estão geralmente em flexão
- Apresenta o reflexo de preensão palmar e reflexo plantar, onde se mantêm até aos 4-5 meses.
- Reacção de marcha automática, presente até ao 2º mês.
- Reacção de moro, presente até ao 4-5 mês.
- Visão com reduzida nitidez, tendo interesse o fixar de objectos a cerca de 30 centímetros de distância.
- Estabelecem interacção com os pais através do contacto acular.
- Forte relacionamento emocional entre a criança e pais.
ALARME
- RN demasiado rígido, irritável, com espasticidade global ou localizada com reflexos osteotendinosos aumentados.
- Presença de assimetrias.
- Hipotónico, não recupera a sua posição em semi-flexão dos membros, e não tem bons reflexos primitivos.
- Dificuldade na regulação do sono
4-6 semanas
Motricidade global
- Em decúbito ventral, levanta a cabeça de forma intermitente, no entanto se traccionado pelas mãos ainda não tem controlo cefálico.
- Em decúbito dorsal apresenta reflexo tónico assimétrico do pescoço.
- Mantém reflexos primitivos (marcha automática, preensão palmar, etc.).
- Sentado, mantém o dorso em arco.
- Em suspensão ventral mantém cabeça erecta e membros semi-flectidos.
Motricidade Fina/Visão
- Mãos ainda estão muito fechadas.
- Visão imperfeita, vendo apenas contrastes fortes e formas redondas (bola vermelha, olho de boi, face da mãe) que segue na horizontal, se colocado a 20 cm da face e num ângulo de 90º.
- Pode apresentar estrabismo, porque o controlo dos músculos oculares é ainda pouco eficaz.
Linguagem/Audição
- Reage ao som da roca ou voz a 15 cm do ouvido, podendo parar ou olhar para a fonte do som. Pode ainda não ter capacidade motora para virar a cabeça para a fonte sonora.
Autonomia/socialização/comportamento
- Fixa a face da mãe quando esta o alimenta.
- Sorriso social às seis semanas.
- Chora com desconforto e emite sons guturais em situações de prazer.
- Já regula bem os estádios de sono/vigília e chora mas é consolável.
ALARME
·
Ausência de tentativa de controlo cefálico.
·
Hiper ou hipotonia.
·
Não segue a face humana ou o olho de boi ou
apresenta movimentos erráticos dos olhos.
·
Não vira os olhos para o som (mesmo da voz
humana), parecendo não reagir ao mesmo.
· Dificuldade em se manter alerta com transições
abruptas entre o sono e a irritabilidade, revelando má regulação dos estádios.
3 Meses
Motricidade global
- Em decúbito ventral eleva a cabeça e o tronco, com apoio nos antebraços.
- Em decúbito dorsal estica as pernas e dá pontapés de forma ritmada e simétrica.
- Quando apoia os pés flecte as pernas não fazendo força para ficar de pé.
- Quando traccionado pelas mãos, mantém a cabeça erecta e rectifica a metade superior do dorso
Motricidade Fina/Visão
- Abre e fecha as mãos, brincando com elas e levando-as à linha média (à boca).
- Tenta agitar objectos com a mão.
- Olha com interesse para faces.
- Reconhece faces e objectos familiares a pouca distância.
- A visão continua imperfeita mas segue na horizontal e na vertical o movimento da bola vermelha.
- Ainda pode ter estrabismo, sobretudo quando se aproxima o objecto, com pestanejo de defesa, uma vez que a convergência não está bem consolidada.
Linguagem/Audição
- Reage ao som, localizando a fonte sonora e virando a cabeça.
- Sorri reconhecendo a voz da mãe.
- Emite monossílabos mais variados.
- Começa a imitar alguns sons.
- Gosta do diálogo em interacção com pequenos sons de resposta.
Autonomia/socialização/comportamento
- Sorriso social.
- Gosta de brincar com outras pessoas e pode chorar quando a brincadeira acaba.
- Mais expressivo, comunica mais com a face e o corpo.
- Faz movimentos de antecipação quando o vão pegar.
- Imita alguns movimentos e expressões faciais.
ALARME
·
Não fixa
nem segue objectos, nem mesmo a face humana.
·
Não vira
os olhos para o som (sobretudo com a voz humana).
·
Não
sorri.
·
Não tem
controlo cefálico.
·
Mãos
sempre fechadas, não as abrindo mesmo se estimulado o dorso da mão.
·
Membros
rígidos em repouso, espástico.
·
Sobressalto
ao menor ruído.
·
Chora e
grita quando se toca.
·
Pobreza
de movimentos.
6 Meses
Motricidade global
- Em decúbito ventral, faz apoio nas mãos.
- Em decúbito dorsal eleva a cabeça e os membros inferiores; descobre os pés podendo agarrá-los e levar à boca já que nesta fase há uma hipotonia transitória com grande flexibilidade de movimentos.
- Rola e vira-se, pode já conseguir deslocar-se tipo ponteiros do relógio quando em decúbito ventral.
- Quando traccionado pelas mãos, faz força para sentar. Pode ficar sentado sem apoio, mas ainda não tem reacções de protecção lateral, pelo que pode cair.
- De pé faz apoio.
Motricidade Fina/Visão
- Faz preensão palmar, alcançando o objecto voluntariamente, transfere de uma mão para a outra e pode já segurar dois brinquedos.
- Leva objectos à boca como forma de exploração (oral).
- Não tem noção de permanência do objecto pelo que esquece o que sai do seu campo visual, não procurando o brinquedo que cai.
- A visão é agora nítida e a convergência melhor, sendo o estrabismo raro ou inconstante e apenas em situações extremas do olhar.
- Completa o desenvolvimento da visão cromática.
- Amadurece visão à distância e capacidade de seguir objectos.
Linguagem/Audição
- Reage com localização da fonte sonora a 45 cm do ouvido.
- Vocaliza com mono e dissílabos variados, gostando de conversar e de interagir.
- Responde ao som fazendo sons.
- Reage ao seu nome e começa a perceber o «não».
Autonomia/socialização/comportamento
- Muito activo, atento e curioso, gostando do jogo social e manifestando alegria com frequência.
- Interesse por imagens no espelho.
- Reage às expressões faciais dos outros.
- Dá os braços para o agarrarem ao colo.
- Inicia o treino da colher (papa e sopa).
ALARME
·
Ausência de controlo cefálico.
· Membros inferiores rígidos, com passagem directa
à posição de pé quando se tenta sentar, revelando espasticidade.
· Não olha nem pega em objectos, o que pode ser
por défice sensorial, por falta de interesse na exploração ou por incapacidade
motora para o fazer.
·
Assimetrias (usar só uma mão, por exemplo).
·
Não reage aos sons por surdez ou desinteresse.
·
Não vocaliza, silencioso ou muito monocórdico.
·
Desinteresse do ambiente, não estabelece
contacto, apático.
·
Irritabilidade, estremece sempre que é tocado.
·
Estrabismo manifesto e constante.
·
Persistência de reflexos primitivos.
9 Meses
Motricidade
global
- Fica sentado, sem apoios, por 10-15 min, uma vez que tem reacções de protecção lateral e melhor equilíbrio.
- Põe-se de pé com apoio mas não se baixa.
- Desloca-se rastejando ou tentando gatinhar.
Motricidade Fina/Visão
- Preensão e manipulação.
- Leva tudo à boca para exploração oral.
- Aponta com indicador, gosta de premir botões e explorar buracos.
- Faz pinça fina (apanha migalhas ou um fio da mesa).
- Atira objectos deliberadamente para o chão para ter noção do limite do seu corpo e da profundidade do espaço.
- Procura objecto que caiu, pois já tem noção de permanência do objecto.
Linguagem/Audição
- Reage de forma rápida a sons perto e longe.
- Localiza sons acima e abaixo do nível do ouvido.
- Palra com polissílabos e imita mais sons do adulto, sendo estes polissílabos um sinal importante de bom prognóstico da evolução da fala.
Autonomia/socialização/comportamento
- Leva a comida à boca e apanha migalhas.
- Mastiga e, caso ainda não o faça por falta de estimulação, é fundamental reforçar a importância de incentivar a mastigação e iniciar a manipulação da colher e do copo.
- Distingue os familiares dos estranhos.
ALARME
·
Não se senta.
•
Permanece imóvel e não tenta mudar de posição.
•
Assimetrias, posturais ou de movimentos.
•
Estrabismo, mesmo que inconstante.
•
Sem preensão palmar e não explora objectos
oralmente.
•
Não reage aos sons.
•
Vocaliza monotonamente ou deixa de vocalizar
•
Apático e sem reacção aos familiares.
•
Engasga-se com facilidade.
12 Meses
Motricidade global
• Passa de decúbito
dorsal a sentado.
•
Tem bom equilíbrio sentado.
•
Gatinha ou desloca-se rastejando ou mudando de posição.
•
Põe-se de pé e baixa-se com ajuda das mãos, anda
com apoio .
Motricidade Fina/Visão
•
Explora os brinquedos de várias formas.
•
Procura o objecto escondido.
•
Tem interesse visual para perto e para longo.
•
Usa objectos de forma funcional.
Linguagem/Audição
•
Reage rápido a sons suaves.
•
Volta-se quando o chamam pelo nome.
•
Compreende ordens simples e expressa o «não» com
a cabeça.
•
Palra muito com sons parecidos com os do adulto
variando o tom e de forma expressiva. Tenta imitar palavras.
•
Pode dizer 1 a 4 palavras ou sons, que aplica
com intenção.
•
Identifica, olhando, imagens quando nomeadas
pelo adulto.
Autonomia/socialização/comportamento
•
Bebe
pelo copo com ajuda.
•
Segura a
colher, mas não a usa sozinho. Come com a mão.
•
Ajuda a
vestir levantando os braços.
•
Diz
adeus, bate palmas e imita gestos do adulto.
•
Sorri ao
espelho.
•
Muito
dependente do adulto e chora na separação.
•
Tímido
ou ansioso com estranhos.
•
Demonstra
afecto, gosta da interacção, do jogo social e da imitação do adulto.
ALARME
•
Não aguenta o peso nas pernas, por hipotonia;
não se senta.
•
Permanece imóvel e não tenta mudar de posição.
•
Assimetrias; estrabismo.
•
Não pega nos brinquedos ou fá-lo só com uma mão.
•
Não faz pinça fina.
•
Não responde à voz, não emite polissílabos, fica
muito silencioso.
•
Não brinca, nem estabelece contacto, não reage
ao nome, não segue o apontar dos pais.
•
Não mastiga.
Bom Fim de Semana a todos.
Boas Práticas!
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