15 Meses
Motricidade global
•
Começa a
dominar a marcha, ainda de base alargada. Pode ainda andar só com apoio, já que
a marcha autónoma pode surgir entre os 9 e os 18 meses, sendo mais importante a
noção de que a criança se desloca de alguma forma.
Motricidade Fina/Visão
• Começa a definir a lateralidade dominante,
usando mais uma mão, mas utilizando a outra como mão de apoio.
•
Segura o lápis como se fosse escrever.
•
Empilha dois cubos, rola a bola.
•
Põe e tira objectos de recipientes.
Linguagem/Audição
•
Tem 4-5 palavras mas compreende muito mais e identifica
objectos a pedido.
•
Olha para o que os pais apontam, iniciando uma atenção
conjunta e triangulando o olhar com os pais e objectos.
• Aponta para pedir (proto-imperativo) e depois
para mostrar (proto-declarativo), como forma de interacção social.
Autonomia/socialização/comportamento
• Bebe
pelo copo e usa a colher.
• Procura
a independência e tem noção de território e de posse. É a altura em que foge
aos pais e começa a fazer birras.
• Reage à
frustração com atitudes primitivas: grita, arranha, morde.
ALARME
•
Ausência de tentativa de se deslocar ou de
explorar o ambiente.
•
Exploração dos objectos ainda prioritariamente
oral.
•
Não faz sons variados e polissílabos, não tenta
imitar o som do adulto.
•
Não faz pinça fina e não usa funcionalmente os
objectos.
•
Não aponta ou tenta usar o gesto como suporte da
comunicação.
•
Não cumpre ordens simples.
18 Meses
Motricidade global
•
Anda
bem, recua, baixa-se e apanha um brinquedo do chão e dá uma corrida pequena.
•
Sobe
escadas com apoio.
Motricidade Fina/Visão
•
Tem a lateralidade mais definida, faz rabiscos
no papel, empilha três cubos.
•
Olha para o livro e volta páginas, com mais
interesse no conteúdo.
•
Faz puzzle de três peças com formas simples, com
noção de forma e cor.
Linguagem/Audição
•
Usa 6-26 palavras reconhecíveis e compreende
muito mais.
•
Mostra três partes do corpo.
•
Identifica objectos de uso corrente e nomeia
alguns.
•
Usa o gesto para comunicar, aponta, mostra e
partilha.
Autonomia/socialização/comportamento
•
Bebe
pelo copo sem entornar, segurando-o com ambas as mãos.
•
Usa a
colher entornando pouco.
•
Descalça
sapatos e peúgas.
• Não
gosta que lhe peguem, demonstrando independência crescente, mas quer muita
atenção. Alguns comportamentos de desafio.
•
Ansiedade
de separação, que tem um pico por volta dos 18 meses e depois abranda de novo.
•
Imita
actividades domésticas, inicia o jogo simbólico.
•
Imita o
comportamento dos outros.
•
Mais
noção do seu «eu» e mais excitado com a companhia de crianças, iniciando a
socialização.
ALARME
•
Não se põe de pé, anda em pontas; não anda;
assimetrias.
•
Não faz pinça fina, atira objectos ou leva-os
sistematicamente à boca, não apresentando uso funcional.
•
Ausência de resposta à voz, não vocaliza
espontaneamente, não tem a palavras perceptíveis.
•
Não se interessa pelo que o rodeia, não
estabelece contacto e não apresenta intencionalidade comunicativa.
•
Não cumpre ordens.
2 Anos
Motricidade global
•
Corre
bem, chuta a bola, salta a pés juntos, sobe e desce degraus.
Motricidade Fina/Visão
•
Lateralidade mais definida, usa mais uma mão.
• Constrói
torres de seis cubos.
• Imita
rabisco circular.
• Coordena
as duas mãos, deitando água de um para outro recipiente.
• Vê o
livro, passando página a página.
• Tem noção
de cores e formas e sabe seleccionar por grupos iguais.
• Desenrosca
a tampa da garrafa.
Linguagem/Audição
• Diz o primeiro nome.
• Faz monólogos enquanto brinca.
• Diz holofrases (já tá e dá cá) e junta palavras
(mãe rua, quero papa).
• Identifica muitos objectos e pessoas e nomeia
alguns objectos.
• Segue ordens simples.
• Repete palavras que ouviu.
Autonomia/socialização/comportamento
• Inicia treino dos esfíncteres diurno.
• Pede brinquedos; ainda faz jogo paralelo mas
gosta de interagir.
• Pede alimentos à mesa, come bem com a colher e bebe
pelo copo sem entornar.
• Ajuda a vestir, põe o chapéu e calça sapatos e
identifica várias partes do corpo.
• Imita comportamento dos adultos e outras
crianças. Tem jogo imitativo - em que imita acções dos outros - e jogo
simbólico - em que usa objectos fingindo ser algo diferente ou recria
personagens.
• Gosta de brincar com outros mas é muito
possessivo e com independência crescente.
• Começa a testar limites e regras parentais, é
desafiante e faz birras.
• É importante perceber a vinculação, a
estruturação parental e as rotinas que estão implementadas em relação à alimentação,
sono, higiene, controlo de birras, para dar estratégias aos pais e evitar
agravamento dos problemas no futuro.
ALARME
• Não anda ou anda sistematicamente em pontas, o que
pode ser um sinal de hipertonia distal dos membros inferiores ou alertar para
aspectos comportamentais (por ser uma estereotipia).
• Deita objectos fora e não constrói nada.
• Não parece compreender o que lhe dizem.
• Não tem palavras inteligíveis.
• Não procura imitar, não se interessa pelo meio e
pelas pessoas e não tenta interagir.
• Não aponta, não pede, não mostra.
• Birras desajustadas em frequência e intensidade
ou sem motivos aparentes.
3 Anos
Motricidade global
• Tem equilíbrio momentâneo
num pé.
• Salta a pés juntos e sobe
degraus alternando o pé.
• Anda em bicos de pés de
forma voluntária.
• Corre, chuta a bola e pedala
o triciclo.
Motricidade Fina/Visão
• Faz torre
de oito cubos, imita a ponte de três cubos.
• Enfia
contas, enrosca e tenta cortar com tesoura.
• Imita a
cruz e copia o círculo (ainda incompleto).
• Selecciona
por cores e faz puzzles tendo noção de forma e de tamanho.
• É
importante que conclua as tarefas, embora o tempo de concentração seja muito
curto (5-10 min).
Linguagem/Audição
• Sabe o nome e apelido e o sexo.
• Pergunta, canta, define objectos pelo uso.
• Usa frases de 3 a 5 palavras, com advérbios e
adjectivos.
• Vocabulário extenso mas que pode ser
incompreensível para estranhos e ter defeitos de articulação e imaturidades na
fala.
• Conhece o dinheiro, tem noção de maior, compara tamanhos
e repete três dígitos (memória verbal imediata).
Autonomia/socialização/comportamento
• Usa a casa de banho sozinho, mas pode não
controlar a micção durante a noite.
• Come com colher e garfo.
• Desabotoa botões (ainda não abotoa).
• Tem jogo imaginativo e partilha a brincadeira com
os outros; pode ter um amigo imaginário ou brincadeiras com fantasia.
• Adquire noção de ironia, faz «palhaçadas» e é
muito social, embora possa variar com o temperamento de cada criança.
• As birras são mais intencionais, surgem os
terrores nocturnos, os medos e fobias porque tem mais noção do ambiente e dos
perigos.
• Muito egocêntrico e incapaz de adiar a recompensa
ou de esperar a sua vez.
• Já consegue estar separado dos pais sem grande
ansiedade e tem alguma dificuldade em lidar com alterações na rotina.
ALARME
• Anda sistematicamente em pontas.
• Mantém flapping dos braços quando
excitado. Este comportamento pode ser normal até esta idade, desde que seja
isolado e não associado a outras estereotipias, mas deve desaparecer a partir
dos três anos.
• Não parece compreender o que lhe dizem, não junta
duas palavras.
• Não usa funcionalmente os objectos e não tenta
fazer algo construtivo ou criativo.
• Não tenta interagir com os outros, não socializa,
não mostra, não partilha, não pede.
• Não usa o gesto como suporte da comunicação no caso
de dificuldades na expressão verbal.
4 Anos
Motricidade
global
• Salta num pé, corre, pedala
e anda em cima de um muro, com maior capacidade de equilíbrio.
• Sobe e desce escadas com
alternância dos pés.
Motricidade Fina/Visão
• Faz
construções e puzzles mais complexos (escada de seis cubos).
• Copia a
cruz e o quadrado.
• Desenha a
figura humana (girino).
• Faz
dobragens em imitação, corta com tesoura.
• Nomeia
quatro a seis cores.
Linguagem/Audição
• Linguagem compreensível mesmo por estranhos, contando
histórias, com mais vocabulário e usando pronomes.
• Pode ter algumas substituições e trocas
fonéticas.
• Sabe onde vive e tem noção dos espaços dentro de espaços
(que Lisboa fica em Portugal, por exº.).
• Compara tamanhos, comprimentos e pesos.
• Conta até quatro, com noção de quantidade.
• Memória de repetição de quatro dígitos.
• Sabe a idade.
Autonomia/socialização/comportamento
• Veste e despe-se com ajuda. Come sozinho com
garfo e colher.
• Ajuda nas tarefas domésticas.
• Interessado em novas experiências e curioso.
• Brinca com outros e gosta do jogo simbólico e de fantasia.
Mais independente e começa a saber resolver conflitos.
• Tem noção dos seus pensamentos e sentimentos, alguns
medos dos «monstros» e dificuldade em separar a fantasia da realidade.
• Aumento gradual da concentração para 10-15 min e aprende
a esperar a sua vez.
5 Anos
Motricidade
global
• Corre e
chuta a bola, sobe e desce escadas e tem grande agilidade e autonomia.
• Atira
bola ao ar e apanha.
Motricidade Fina/Visão
• Desenha
com mais detalhes a figura humana, faz uma casa e formas variadas, desenha o
triângulo.
• Recorta
bem com tesoura.
• Faz
construções mais elaboradas e tem noção de padrões e sequências.
Linguagem/Audição
• Discurso fluente podendo ter pequenas
incorrecções articulatórias ou sigmatismo que devem tentar ser corrigidos antes
de iniciar a escola (nesta fase já há boa colaboração da criança).
• Grande aumento de vocabulário, com definição de opostos,
materiais, noções temporais e de velocidade.
• Usa frases de 5 palavras e com tempos verbais,
embora por vezes com algumas incorrecções gramaticais.
• Conta até 15 e conhece as moedas.
Autonomia/socialização/comportamento
• Lava-se, veste-se e despe-se sem ajuda. Come com faca
e garfo.
• É autónomo na casa de banho.
• Escolhe os amigos, gosta de lhes agradar e por
vezes tenta imitá-los.
• Gosta de dançar, cantar e fazer teatro e já é
capaz de ficar sozinho com os amigos ou em casa de vizinhos.
• Distingue a fantasia da realidade.
• Compreende as regras do jogo.
• Concentração aumenta (15-20 min).
6 Anos
Motricidade
global
• Bate a
bola e apanha, atira ao ar e apanha.
• Saltita e
salta bem ao «pé coxinho».
Motricidade Fina/Visão
• Desenha a
figura humana e a casa com pormenor, escreve letras e alguns números, escreve o
seu nome.
• No caso de ainda não ter lateralidade bem definida (pode só se
completar por volta dos sete anos) pode cometer erros visuoespaciais e desenhar
letras em espelho e ainda não ter a noção das regras de escrita (sequência da
esquerda para a direita, que as letras devem ficar todas juntas e as palavras
separadas por espaços, etc.), o que deve ser corrigido e ensinado activamente.
Não são indicadores de dislexia, nem de necessidade de correcção visual.
• Faz
encaixes complexos e construções criativas e replica formas sem modelo.
Linguagem/Audição
• Fala bem,
com vocabulário rico, palavras descritivas e partículas de ligação; boa
sintaxe. Gosta de ajudar e sabe fazer tarefas de forma autónoma.
• Faz
adições simples contando pelos dedos e tem memória de cinco dígitos.
• Tem um
amigo preferido, interesses mais específicos e atenção dirigida (30-50 min),
estando apto a iniciar a escola.
ALARME (dos 4 aos 6 anos)
• Hiperactivo e agitado, ou distraído e com
dificuldades de concentração, que não vai melhorando ao longo deste período.
• Comportamento muito difícil, opositivo e
desafiante que não é controlável pelos pais.
• Problemas de interacção social, associados ou não
a comportamentos repetitivos e estereotipados e dificuldades na comunicação e
empatia.
• Linguagem incompreensível aos quatro anos, não conseguindo
descrever uma figura, ou com substituições fonéticas e erros articulatórios
presentes aos cinco ou seis anos.
• Dificuldade na aprendizagem das letras ou que na
escola (aos sete anos) não aprende a ler.
• Suspeita de défices auditivos e visuais mais
ligeiros que devem sempre ser vigiados e detectados, sobretudo em crianças com
problemas do desenvolvimento.
Boas Práticas!
Sem comentários:
Enviar um comentário